terça-feira, março 31, 2020

Pombal do Vesúvio 2017


Pombal do Vesúvio provém das vinhas em socalcos que circundam o antigo pombal em português, situado a 200 metros no coração desta bela e remota propriedade. Estas vinhas são plantadas principalmente com Touriga Nacional. 2017 foi o segundo ano mais seco já registrado no Douro e o mais quente das últimas quatro décadas. Entre março e setembro, o déficit acumulado de chuva foi em média de 50%.
O inverno seco e ameno foi seguido por uma primavera quente, com temperaturas sazonais 2,6ºC acima da média. No entanto, as castas regionais resilientes da uva se ajustaram desde o início às condições excepcionalmente secas que prevaleciam desde o início do ano. Sem surpresa, a precocidade do ciclo vegetativo do ano resultou na safra mais antiga já registrada; a partir de 3 de setembro no Vesuvio.
O calor diminuiu um pouco durante setembro, especialmente as temperaturas noturnas, uma situação altamente benéfica, refletida na alta qualidade das uvas recebidas na vinícola. O resultado da safra superou todas as expectativas. 
Cor vermelha concentrada e intensa. Frescura excepcional no nariz e no palato, desmentindo as condições quentes e secas do ano.
Aromas florais de rosas e esteva com um toque de baunilha ao fundo, testemunhando um carvalho bem integrado.
Muito expressivo na boca, com sabores suculentos de ameixa preta e frutos silvestres.
Bem estruturado, com concentração e elegância em perfeita harmonia.
Taninos polidos sustentam a estrutura deste vinho muito gastronómico. 

Sem comentários: